O professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Francisco Mendes Neto, lança agora em setembro nos Estados Unidos, o livro Technology Platform Innovations and Forthcoming Trends in Ubiquitous Learning. O livro, o terceiro publicado naquele país, está sendo lançado pela editora IGI Global, nos EUA. Milton Mendes é professor da Ufersa desde 2006.

O livro aborda temas relacionados com a aprendizagem ubíqua que, geralmente, refere-se a aprendizagem suportada por tecnologia, realizada a qualquer hora e em qualquer lugar. “A aprendizagem ubíqua ocorre quando a aprendizagem não tem um local fixo, ou quando os alunos tiram proveito das tecnologias móveis”, explica o professor Mendes Neto.

Alguns autores consideram-na como uma evolução do conceito de “aprendizagem móvel”. Neste sentido, a ideia de ubiquidade no processo de aprendizagem oferece contribuições valiosas para pensar sobre a “aprendizagem invisível” que, por natureza, é dependente do contexto do aluno.

A grande contribuição da adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na vida quotidiana é poder estender os limites pré-estabelecidos do que é tradicionalmente conhecido como espaços de aprendizagem. “Em outras palavras, a tecnologia possibilita abrir novas possibilidades para converter outros espaços em espaços de aprendizagem”, frisa.

Para o professor Mendes Neto estas novas oportunidades representam um novo paradigma educacional, porque elas permitem que qualquer pessoa possa produzir e disseminar informações (conteúdos), possibilitando que a aprendizagem possa ocorrer em qualquer tempo e espaço. “A aprendizagem ocorre não só na sala de aula, mas também em casa, no trabalho, no pátio, na biblioteca, no museu, no parque e em interações diárias com as outras pessoas”, considera.

Através de dispositivos móveis (celulares, tablets, etc), o aluno é capaz de interagir com o seu ambiente, capturando, por exemplo, imagens, sons, vídeos e informações de localização do ambiente. Esta capacidade de capturar informações em diferentes contextos motiva os alunos a criarem novas situações de aprendizagem através de interações com seu entorno.

O livro tem como objetivo principal discutir as novas tecnologias, aplicações e pesquisas na área de aprendizagem ubíqua. Ele pretende ajudar estudantes, professores e pesquisadores na obtenção de uma maior compreensão tanto do potencial das novas tecnologias relacionadas ao tema como das tendências que estão surgindo para tornar esta modalidade de aprendizagem mais eficaz.

O professor acredita que a implementação bem sucedida de aprendizagem ubíqua, em face das oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias, não é uma tarefa trivial. A experiência acumulada e know-how dos pesquisadores da área, que investiram tempo e esforço em estudo na tentativa de resolver os problemas desta área, são, portanto, importantes fatores de sucesso.

“Este livro compartilha esse know-how com outros pesquisadores, estudantes e profissionais interessados em aprendizagem ubíqua. Temos a intenção de mostrar as tendências atuais, práticas e desafios enfrentados pelos projetistas de ambientes para aprendizagem ubíqua”, adianta o professor, acrescentando que “Isto inclui desde pressupostos teóricos e pesquisas empíricas a implementações práticas e estudos de caso. No final, os leitores devem ter uma noção clara sobre qual é o estágio atual e quais são as tendências futuras nesta área recente mas muito promissora”.

Os demais livros podem ser acessados em: http://www.igi-global.com/affiliate/francisco-miltonmendes-neto/1054